25 janeiro 2013

História do Batom

Bom dia meninas hoje vamos falar sobre as MAKES 




Os registros das primeiras mulheres que usavam algo parecido com batom datam 5.000 anos a.C., no Egito. Àquela época,utilizavam-se substâncias naturais, como a "púrpura Tyr", substância
 que realçava a cor dos lábios. Nos túmulos mais antigos, como o da rainha Nefertite, exposta no Museu de Berlim, foram encontrados os primeiros pigmentos vermelhos, de óxido de ferro.
Apesar de, no Egito, as mulheres tingirem os lábios como parte de sua rotina, na Grécia (século II), elas só podiam desfrutar do cosmético após o casamento, já que uma lei proibia o uso antes deste período.
A má fama do batom nos séculos seguintes nasceu na Espanha. Por lá, no século VI, apenas mulheres de classe baixa utilizavam a pintura. Com o tempo, o uso tornou-se sinônimo de más intenções.
Na Inglaterra, um parlamento proibiu o uso de pigmentos para tingir a boca, em 1770. Para os ingleses, as mulheres com bocas coloridas eram capazes de seduzir e manipular os homens.
O nome batom só surgiu na França e, em 1921, ganhou seu atual formato, pronto para ser vendido nas lojas de Paris.
Sucesso, mesmo, só nos anos 1930, quando o batom caiu no mercado americano, e de lá, para o mundo.
                             


As marcas de batons que são tidas como as melhores do mundo agor em 2012, são: MAC, Lancôme, Christian Dior e muitas outras.

Um comentário: