19 junho 2013

Relaxamento ou progressiva: qual é a melhor opção?

Mesmo com todo o charme dos cabelos cacheados, a maioria das mulheres ainda prefere fios lisos, afirmando que dão menos trabalho para cuidar. Se você não foi agraciada com lisos perfeitos, tratamentos químicos, como relaxamento e progressiva, estão aí para dar uma forcinha. Mas afinal, qual desses tratamentos agride menos os fios? E qual dá o melhor resultado?
Bastante popular entre as mulheres desde que o cabelo liso virou moda – e nunca mais deixou de ser -, o relaxamento é um dos tratamentos que menos agride os cabelos. Com a maioria dos produtos a base de amônia – o mesmo usado para o alisamento, porém em menor concentração e tempo de fixação -, o tratamento não alisa totalmente os fios, mas dá maior maleabilidade, reduzindo bastante o volume. Mas não se iluda: suas ondas ainda vão continuar ali, firmes e fortes.
Se a intenção é ter aquele cabelo liso com aspecto chapado, o melhor tratamento é a escova progressiva. O procedimento ganhou este nome porque quanto mais é aplicado, mais os fios ficam finos e com menos volume. Com a base em cremes emolientes e queratina, o cabelo é hidratado durante o tratamento, já que a chapinha ajuda a fixar a queratina, deixando os fios macios e sedosos. Mas se no alisamento e no relaxamento o cabelo sofre uma mudança permanente – e só sai quando a parte modificada é cortada -, na progressiva seu efeito acaba em cerca de 2 a 4 meses.
Qualquer um desses procedimentos pode garantir um aspecto de cabelos lisos quase naturais, mas o fato é que, com o tempo, a raiz começa a crescer, resultando num aspecto feio e de cabelo que precisa ser retocado. Para evitar ter que fazer uma química após a outra, a Fructis lançou um produtinho salvador: o Novo Liso Raízes. O uso é bem simples: após lavar os cabelos, divida os fios em mechas largas e aplique  um pouco do produto nas raízes, espalhando com os dedos ou com um pente. Sua fórmula com manteiga de cacau e fitoqueratina facilita na hora de fazer a escova, deixando as raízes lisinhas, ao mesmo tempo em que prolonga sua química.


2 comentários: