24 fevereiro 2013

Blogueira que cortou gastos com moda dá dicas para reciclar o guarda-roupa


Criadora do “Um Ano Sem Zara”, Joana cumpre desafio de ficar estilosa sem comprar peças por 365 dias


A privação e o medo de ficar fora de moda foram trocados por mais de 20 mil acessos diários. O blog Um ano sem Zara fez com que a publicitária Joana Moura cativasse uma legião de fãs nos últimos 365 dias por conta do desafio público de ficar sem comprar uma peça de roupa sequer.
Foto: Reprodução
Uma calça, sete looks: Joana aprendeu a deixar as peças mais versáteis com o blog (Fotos: Reprodução)
E deu tão certo que a baiana de 27 anos nem sabe dizer qual será o seu primeiro desejo fashionneste fim de semana – o primeiro post data de 3 de março de 2011. “Não tem nada que eu queira muito. A única regra que estabeleci é que será uma boa compra. Alguma coisa baratinha e que eu vá usar muito.”
E justamente por conseguir fazer um figurino diferente por dia, Joana aprendeu uma lição que, diz ela, levará para toda a vida: não dar desculpa para ser inovadora, mesmo com o guarda-roupa antigo. “Aprendi que era pouco criativa com o meu armário e acho que a maior parte das pessoas também é. Isso é uma lição que vou levar: ser menos conformada com as coisas”, explica.

Diante do compromisso bem sucedido de ficar longe das araras, a jovem tomou gosto por falar de moda e afirma que não vai fechar a conta do blog. Só que, agora, o endereço fashion adota um outro compromisso, o de falar de “compras inteligentes e como se vestir bem gastando pouco”.

Pensando nessa nova vertente, Joana lista cinco dicas para você aproveitar melhor o armário e sempre descobrir peças versáteis na gaveta.

Ouse no formato original
Foto: Editora Globo
Da esquerda para direita, vestido vira blusa, sobreposição com outra peça e saia (Foto: Reprodução)
“Vestidos podem funcionar super bem como saias jogando uma blusinha por cima (amarrada na cintura ou arrematadas por um cintinho) ou, ainda, como blusas com uma calça ou saia por cima. Claro, é importante se atentar para que o vestido não seja muito volumoso pra não marcar embaixo da calça e aumentar o quadril.”

Combine estampas
Foto: Editora Globo
Misturar estampas ajuda a usar a mesma peça de outro jeito (Foto: Reprodução)
“Naturalmente o nosso instinto fala pra combinarmos peças estampadas com peças lisas. Mas algumas estampas também se dão bem juntas. A minha dica pra começar a misturar é pegar estampas bem diferentes que, justamente por serem distintas, não acabam brigando entre si. Como listras e flores. Mas fique de olho nas cores para que o conjunto fique harmônico.”

Cabelo e make fazem parte do look
Foto: Editora Globo
Chapéu, laço ou só um batom vermelho: tudo ajuda a compor o visual (Foto: Reprodução)
“Tire um tempo pra pensar neles. Às vezes, um bom batom vermelho é tudo o que você precisa pra dar charme e personalidade ao combo jeans com camiseta.”

Acessório de destaque
Foto: Reprodução
Bolsas e sapatos coloridos podem alegrar a produção (Fotos: Reprodução)
“Sempre que me perguntam quais os itens que não podem faltar num bom armário, sempre falo que uma boa seleção de básicos é essencial (jeans, calça e camisa sociais, tubinho preto), mas o que dá a personalidade são acessórios. E aí vale tudo: brincos, chapéus, bolsas, lenços.”

Temas inspiradores
Foto: Editora Globo
A cantora americana Janelle Monáe ou tema navy servem de inspiração (Foto: Reprodução)
“Acho que inspiração deixa a gente mais criativa e ousada. Vale pensar em filmes, séries, datas comemorativas, cores! No Valentine's Day montei um look inteirinho pensando no clima de romance que envolve a data (no exterior). É divertido e acaba fazendo a gente pensar em combinações que fogem do lugar comum.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário